segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Uma noite sertaneja em Madri



Sábado, dia 11 de setembro. Passeo de Camões, no Parque del Oeste, Madri.


O Festival "Ole Brasil", marcado para ter início ás 18h30min, começou às 20h. Apresentados por Serginho Groisman, Fernando e Sorocaba subiram no palco para apresentar uma versão compacta de seu show, cerca de uma hora de música.

Era nítida a emoção da dupla ao ver todas as músicas serem cantadas em coro.

De "A casa caiu", mais recente, até "Bala de prata", o primeiro sucesso, todas foram cantadas pela plateia.

Obviamente, a canção "Madri" era a mais esperada, e foi tocada duas vezes.

Bastante emocionado, Sorocaba disse, durante a apresentação, que jamais havia imaginado que um dia cantaria essa música na cidade.

Logo depois, foi a vez de Victor e Leo se apresentarem, também com uma versão reduzida do show, pouco mais de uma hora.

As canções mais famosas foram tão cantadas no show como em outra qualquer apresentação no Brasil, mas o que chamou a atenção, mesmo, foram as músicas em espanhol.

Quando a dupla cantou um trecho de "Recuerdos de amor", a sensação é de que seria apenas essa a menção ao repertório internacional dos irmãos.

Mas pouco tempo depois, eles apresentaram "Nada es normal".

Victor e Leo também cantaram "Telefone mudo" e "60 dias apaixonado".

Fernando e Sorocaba tocaram "Saudade da minha terra".

A reação do público mostrou a popularidade dos clássicos sertanejos.

A grande maioria desse público era formada por brasileiros que moram na Espanha.

Curiosamente, muitas dessas pessoas não assistiram a ascensão das duas duplas no Brasil.

Ali mesmo na área da organização, alguns brasileiros que estavam trabalhando, perguntavam o tamanho do sucesso das duplas, pois eles conheciam os cantores através de familiares, mas não sabiam mensurar o qual a dimensão do sucesso.

A grande vantagem desses eventos no estilo do Brazilian Day, é que eles têm o intuito de reunir o maior número de brasileiros possível.

Para isso, cada vez mais se busca cantores de sucesso no Brasil, o que facilita a entrada de duplas sertanejas nesses festivais, e ajuda a mudar aquela ideia de que só o samba pode representar o país.

O público, entre 3 e 4 mil pessoas, foi abaixo do que muitos esperavam.

Uma explicação está na concorrência: nesse sábado, aconteceu a chamada "El noche en blanco", uma espécie de Virada Cultural em Madri.

Durante toda a noite e madrugada, diversas atrações gratuitas foram realizadas pela a cidade, e o "Ole Brasil" foi uma delas.

Apesar do evento ter sido muito positivo, houve os problemas de sempre: pessoas desmaiando por causa do calor e do aperto, brigas que interromperam um dos shows (o de Victor e Leo, que sempre param de cantar quando há uma briga na plateia).

A cena inusitada da noite também ficou para o show dos mineiros.

Algumas pessoas subiram em uma estrutura de iluminação para ter uma melhor visão do show, mas claramente não havia a mínima condição de segurança de permanecer lá em cima.

A dupla pediu gentilmente que as pessoas descessem da estrutura, mas um casal não desceu sem antes dar um beijo para todo mundo ver.

Só uma explicação: o festival não leva a marca "Brazilian Day", mas como houve a parceria com a Rede Globo, que tratou o evento da mesma forma que trata suas festas espalhadas pelo mundo, o festival acabou sendo chamado por muita gente de "Brazilian Day Madri".

No evento, também houve as apresentações de Carlinhos Brown e do Jeito Moleque.

Fonte: Universo Sertanejo





Nenhum comentário:

Postar um comentário